A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO MOVIMENTO DE APRENDER-ENSINAR-MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLidiane Conceição Monferino Mancini-
Autor(es): dc.creatorLuciane Ferreira Mocrosky-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:41:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:41:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92013-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo compreender o que o fenômeno aprender-ensinar revela sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática. Orientadas pela interrogação “O que as ações de aprender-ensinar do futuro professor revelam sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática?”, perguntamos: pelo movimento constitutivo (histórico-filosófico) que envolveu a criação de cursos de formação de professores; pelo entendimento do que é isso, aprender-ensinar como fio condutor da docência; pelo que sido tematizado em pesquisas brasileiras sobre o fenômeno em estudo e o que revelam sobre o movimento formativo; pela constituição da docência nas/pelas ações de aprender-ensinar. Perguntas que exigem a ida às produções de pesquisadores já graduados (teses/dissertações) e graduandos (TCCs) que deram destaque às ações de aprender-ensinar como fio condutor da docência e ao encontro do futuro professor. Investigação essa de cunho qualitativo na abordagem fenomenológica, pois intencionamos destacar as qualidades percebidas do fenômeno aprender-ensinar-na-licenciatura-em-matemática e, ainda, de descrever-analisar-interpretar essas qualidades como dados da investigação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professores de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa em/da formação. Aprender-ensinar-
Palavras-chave: dc.subjectConstituição da docência.-
Título: dc.titleA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO MOVIMENTO DE APRENDER-ENSINAR-MATEMÁTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.