
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fabiana Farias Xavier Weisheimer | - |
| Autor(es): dc.creator | Neila Tonin Agranionih | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:36:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:36:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92009 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92009 | - |
| Descrição: dc.description | O tema da pesquisa é Estudos de Aula e aprendizagens discentes sobre frações. Seu objetivo é analisar contribuições de um ciclo de Estudo de Aula relacionadas ao conteúdo do 5º ano, possibilitando aprimoramento de professores visando necessidades educativas. Será desenvolvida em 8 sessões, tendo até 10 professores da Escola Municipal Professor Osvaldo Arns. Estudos de Ponte et al. (2014) evidenciam que o caráter exploratório do ensino da matemática proporciona ao professor refletir suas práticas e instigar os estudantes a resolverem diferentes situações, possibilitando a construção de conceitos matemáticos. Esta pesquisa será qualitativa do tipo exploratória e interpretativa. A coleta de dados será realizada por meio de filmagens, aplicação da aula de investigação, questionário, análise dos registros dos estudantes, observações dos professores participantes e do pesquisador. Os dados serão analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Espera-se que a pesquisa contribua para a promoção, adequação e efetivação destas aprendizagens. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudos de aula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frações. | - |
| Título: dc.title | ESTUDOS DE AULA E APRENDIZAGENS SOBRE FRAÇÕES DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: