
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cibelli Batista Belo | - |
| Autor(es): dc.creator | Tania Teresinha Bruns Zimer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92008 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92008 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa, visa responder à questão: Quais as contribuições da Modelagem Matemática na formação inicial dos professores da Educação Infantil para sua futura prática pedagógica? E tem como objetivo: analisar as contribuições da Modelagem Matemática nas práticas pedagógicas dos futuros professores inseridos nas aulas da disciplina de Práticas de Formação em um Curso de Formação de Docentes de Educação Infantil e Anos Iniciais, nível médio. A Teoria de Observação (ESTRELA, 1994) embasa metodologicamente esta pesquisa. A coleta de dados foi realizada em um curso de formação sobre Modelagem Matemática e orientação a estagiária, com gravações das aulas, registro de observações em um diário de campo, questionários e entrevistas. A análise de dados será baseada na Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se que a proposta de formação possibilite o conhecimento e a reflexão por parte dos futuros professores sobre a utilização de Modelagem Matemática nas práticas pedagógicas em turmas de Educação Infantil. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Docentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas. | - |
| Título: dc.title | A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM MODELAGEM MATEMÁTICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: