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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rodrigo Da Vitória Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Joanez Aparecida Aires | - |
| Autor(es): dc.creator | Roberto Gonçalves Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:35:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:35:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92000 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92000 | - |
| Descrição: dc.description | O engajamento da comunidade prisional no mundo da ciência, à medida em que proporciona ao estudante possibilidades de conhecer a construção do conhecimento científico, desperta vocações para a reinserção do interno na sociedade. Dessa forma, adotar episódios históricos no contexto educacional sob o viés fleckiano pode permitir explorar toda a riqueza das comunicações entre cientistas de diversas áreas que contribuíram para o desenvolvimento e organização desta ciência, explorando os inúmeros benefícios que a educação transformadora e libertadora possibilita e levando o educando privado de liberdade a se reconhecer como sujeito da realidade histórica na qual se encontra inserido. Assim, a presente pesquisa assume um caráter qualitativo, adotando a pesquisa-ação com o objetivo de investigar a utilização da Natureza da Ciência para abordagem de História da Ciência no Ensino de Química no Cárcere à luz do referencial fleckiano, bem como analisar as potencialidades e limites da História da Química para a ressocialização de encarcerados. A pesquisa será desenvolvida em um Centro de Detenção e Ressocialização, localizado em uma cidade no Norte do Estado do Espírito Santo, tendo como participantes 30 internos de uma turma de Primeira Etapa do Ensino Médio, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com esse estudo, espera-se obter e elaborar novas atividades acerca de como o Ensino de Química pode ser desenvolvido dentro de um contexto histórico. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
| Título: dc.title | ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA CELA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA PARA ABORDAGEM DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CÁRCERE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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