
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Estefano da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Joanez Aparecida Aires | - |
| Autor(es): dc.creator | Roberto Gonçalves Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:46:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:46:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91995 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91995 | - |
| Descrição: dc.description | No ensino de Química, episódios históricos são indicados para explicar sobre os processos de construção das ciências. Na literatura existem diferentes propostas para abordagem da Natureza da Ciência (NdC), todavia, neste trabalho ousaremos utilizar uma proposta ainda pouco presente nos trabalhos relativos a NdC. Trata-se da epistemologia de Ludwik Fleck, sobre a qual ainda existem poucas pesquisas que buscam entender as relações entre tais temas, principalmente no contexto de Química para o ensino médio. Assim, esta tese tem como objetivo geral investigar se e como o estudo de episódios históricos a partir da epistemologia de Fleck pode contribuir para reflexões sobre NdC nas aulas de Química no ensino médio. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa de intervenção, em que foi planejada, aplicada e avaliada uma sequência didática (SD) para estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. A sequência didática abrange a história do átomo, a teoria do flogisto e o DNA de Rosalind Flanklin. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
| Título: dc.title | NATUREZA DAS CIÊNCIAS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK: EPISÓDIOS HISTÓRICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: