Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Keith Morais | - |
Autor(es): dc.creator | Elisangela de Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Paula Couto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91993 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91993 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa de dissertação está organizada pelas concepções de pesquisa-ação de Thiollant (2011) e trata-se de uma sequência didática, com pelo menos três encontros, ministradas durante a disciplina optativa “Tópicos de Educação Matemática 1” do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo principal seria abordar questões de gênero e racial na formação de professores e como abordá-las no ensino básico, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e ancoradas em bell hooks (2019). À luz das concepções de Miguel e Miorim (2019) de História da Matemática; Biembengut (2021) de Modelagem Matemática e de Skovsmose (2011) de Educação Matemática Crítica; pretende-se abordar histórias de mulheres matemáticas que contribuíram para a astronomia. A partir delas, incitam-se as discussões de gênero e racial e a criação de situações-problemas em busca de Modelos Matemáticos. Espera-se que os licenciandos consigam resolvê-las utilizando-se de ferramentas matemáticas aprendidas durante o Ensino Básico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
Título: dc.title | NO MUNDO DA LUA: REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES NEGRAS MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: