
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Isis Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Joanez Aires | - |
| Autor(es): dc.creator | Roberto Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91991 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91991 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo investigar se e como o estudo de episódios históricos, em um curso de formação de professores de química, pode contribuir para a reflexão destes acerca dos processos de construção da ciência, de modo a lhes possibilitar embasamento teórico e prático que subsidiem suas ações docentes. A abordagem desta pesquisa é qualitativa, com utilização de pesquisas bibliográficas e estudo de caso. Quanto à análise de dados, será utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Acreditamos que o Ensino de Química precisa estar alinhado aos elementos que contemplem diálogos com a Natureza da Ciência e os fatos que permeiam a sociedade. Dessa maneira, optamos por embasamento teórico a epistemologia de Fleck, a qual nos apresenta um modelo para percebemos os processos de construção do conhecimento científico. Assim, ao olharmos episódios históricos com viés fleckiano, poderemos enxergar os contextos histórico-sociais, culturais, e discuti-los no ensino “de” e “sobre” ciências. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
| Título: dc.title | EPISÓDIOS HISTÓRICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM QUÍMICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: