
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lucas Buiar | - |
| Autor(es): dc.creator | Sérgio Camargo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91988 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91988 | - |
| Descrição: dc.description | Apresenta-se aqui uma proposta de mapeamento sistemático de pesquisas sobre concepções alternativas e mudança conceitual em Física, elaborada a partir da identificação de artigos publicados em bases de dados e periódicos da área. O movimento construtivista mostra a importância e necessidade de que o processo de ensino e aprendizagem parta do conhecimento prévio dos alunos onde se incluem as concepções alternativas. Compreendendo a necessidade do uso e um melhor entendimento das concepções prévias no ensino e aprendizagem, desenvolveremos nessa pesquisa um mapeamento das pesquisas sobre concepções espontâneas/alternativas sobre diferentes conteúdos de física. O objetivo principal é analisar o que dizem as pesquisas sobre as concepções alternativas e mudança conceitual em relação aos conteúdos de Física. Buscando responder algumas questões como: Quais concepções de conteúdos de Física são mais pesquisadas? O que dizem essas pesquisas? Quais as proposições para a mudança conceitual aparecem nessas pesquisas? Para a realização dessa busca será utilizado como metodologia o mapeamento sistemático de literatura no qual será realizado um conjunto de procedimentos bem definidos e planejados de acordo com um protocolo previamente estabelecido. Esse processo de mapeamento é compreendido como um estudo secundário, pois utiliza-se dos estudos primários para apresentar uma visão ampla sobre determinada temática ou área de pesquisa, possibilitando análises quantitativas e qualitativas dos resultados e geração de evidências. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
| Título: dc.title | UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PESQUISAS SOBRE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E MUDANÇA CONCEITUAL EM FÍSICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: