Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ana Peres Nascimento de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Marcelo Valério | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91984 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91984 | - |
Descrição: dc.description | O estado do Amazonas investiu na construção de Centros Educacionais de Tempo de Integral, escolas que possuem na sua estrutura física laboratórios didáticos para o desenvolvimento de atividades práticas e experimentais. O presente trabalho pretende analisar as percepções dos/as professores/as da área de Ciências da Natureza atuantes nestas escolas sobre o ensino experimental e sobre os laboratórios didáticos. Será aplicado um questionário e realizada entrevista individual com os/as participantes. Os dados serão analisados, tratados e organizados conforme a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) visando a composição de um metatexto que, à luz da literatura sobre o tema, represente a percepção destes/as professores/as sobre a experimentação no ensino e os espaços laboratoriais considerado o peculiar contexto dos CETIs do Amazonas. Pretende-se contribuir com o debate sobre a formação docente para o ensino experimental e sobre a constituição destes espaços escolares enquanto políticas educacionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
Título: dc.title | PERCEPÇÕES DE DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O ENSINO EXPERIMENTAL E OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO AMAZONAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: