Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Alexandre Rodrigues da Conceição | - |
Autor(es): dc.creator | Leonir Lorenzetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91978 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91978 | - |
Descrição: dc.description | A produção acadêmica brasileira a respeito do Ensino por Investigação sofreu significativa expansão ao longo das décadas, transformando-o em uma tendência pedagógica atual no Ensino de Ciências. Diante desse contexto, essa pesquisa tem por objetivo investigação histórico-epistemológico da produção acadêmica brasileira sobre o Estilo de Pensamento em Ensino por Investigação. Para isso, será realizado uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte nos principais eventos da área das Ciências da Natureza e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Será realizado também entrevista com os/as pesquisadores/as que irão emergir do contexto investigado, os dados predominantemente qualitativos dessa pesquisa serão analisados à luz Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazii (2006). Portanto, espera-se por meio dessa pesquisa apresentar a comunidade de pesquisadores e professores saberes já construídos a respeito do Ensino por Investigação e novas perspectivas de pesquisa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
Título: dc.title | ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO BRASIL: EMERGÊNCIA, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: