POSSIBILIDADES MATEMÁTICAS DECOLONIAIS EM SEUS ASPECTOS INTERCULTURAIS, EPISTEMOLÓGICOS E ETNOMATEMÁTICOS: POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO PRÁTICA SUBVERSIVA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSandy Pereira-
Autor(es): dc.creatorElenilton Godoy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91975-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91975-
Descrição: dc.descriptionO movimento de decolonialidade matemática consiste em uma proposta de mobilização epistemológica. Nesse sentido, o resumo expandido tem como objetivo apresentar como os conceitos decoloniais foram integrados com a Educação Matemática até o momento e perceber quais os avanços possíveis durante o período de desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, o projeto de pesquisa segue um direcionamento teórico em formato de tese multipaper. Vale ressaltar que os estudos permitem perceber a necessidade de aprofundamentos teóricos voltados para a Educação Matemática, revelando que a decolonialidade ganha evidência no campo educacional, no entanto são escassas as pesquisas teóricas que mostrem outros caminhos matemáticos que decolonizem práticas tão hegemônicas, para além de percursos etnomatemáticos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationXIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)-
Título: dc.titlePOSSIBILIDADES MATEMÁTICAS DECOLONIAIS EM SEUS ASPECTOS INTERCULTURAIS, EPISTEMOLÓGICOS E ETNOMATEMÁTICOS: POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO PRÁTICA SUBVERSIVA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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