
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cinthia de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Elenilton Vieira Godoy | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91974 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91974 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo produzir sentidos a partir das trajetórias e experiências vividas por pesquisadoras negras que atuam nos cursos de Ciências Exatas da UFPR. Para tanto, a produção dos dados ocorreu por meio da pesquisa narrativa. A partir de suas narrativas, pretendemos, inspirados na Análise de Discurso, identificar e discutir elementos de racismo institucional e estrutural, e os assédios vividos por essas pesquisadoras no âmbito pessoal e profissional frente às proposições de referenciais teóricos negros, que tratam das relações interraciais no âmbito institucional, pessoal, bem como as vicissitudes das relações entre negros e brancos no ambiente acadêmico, com ênfase na perspectiva interseccional. Nesse sentido, uma análise inspirada na AD nos permitirá discutir as semelhanças entre suas trajetórias em um local dominado pela cultura heteronormativa, branca e patriarcal. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
| Título: dc.title | FEMINISMOS NEGROS: (RE)EXISTÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: