Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Francisco Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Sérgio Camargo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91973 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91973 | - |
Descrição: dc.description | Trata-se aqui de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória que tem como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências a partir do discurso e das práticas desenvolvidas por professores de ciências que utilizam a sala de inovação Google numa escola pública municipal de Fortaleza. O referencial teórico se aproxima de autores como Huberman (1973), Carbonell (2002), Farias (2006) e Pacheco (2019) para definir o conceito de inovação educacional. Os dados serão construídos a partir de entrevista semiestruturada reflexiva, seguindo Szymanki, Almeida e Brandini (2004), também serão contemplados momentos de observação de sala de aula, conforme orientações de Estrela (1994). Os dados serão analisados utilizando-se a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). O aprofundamento nessas discussões poderá identificar possíveis caminhos para dar significado aos espaços de construção do conhecimento nas escolas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
Título: dc.title | DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE INOVAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA SALA DE INOVAÇÃO GOOGLE DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: