
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Tamyris Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Tania Teresinha Bruns Zimer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:36:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:36:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91972 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91972 | - |
| Descrição: dc.description | O estudo discute uma proposta de pesquisa que pretende analisar o que professores percebem sobre o brincar em aulas de Matemática nos anos iniciais, após realizarem uma formação que considera as percepções de crianças. A investigação, de natureza qualitativa, tem como campo de pesquisa uma escola do município de Curitiba e os participantes são professores dos anos iniciais e vinte e quatro crianças de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Considera-se a formação de professores um espaço que instiga o desenvolvimento de práticas valorativas nas escolas, capaz de propiciar discussões sobre o brincar como uma maneira para buscar a aprendizagem lúdica na relação com a matemática. Por fim, aborda-se questões metodológicas do estudo. Para tanto, obteve-se informações com as crianças, utilizando elementos geradores de informações como desenhos, fotografias e rodas de conversas. Pretende-se ainda, obter informações com docentes dos anos iniciais após realizarem uma proposição de formação de professores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
| Título: dc.title | POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: NÃO DÁ PARA BRINCAR DE NADA QUE NÃO HÁ MATEMÁTICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: