ENSINO DE GEOMETRIA NA ABORDAGEM DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDiovana Bzunek-
Autor(es): dc.creatorAnderson Roges Teixeira Góes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:28:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:28:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91971-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91971-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem por objetivo analisar práticas pedagógicas que promovam a empatia em estudantes em relação a indivíduos com deficiência nas aulas de matemática. Dessa forma, primeiramente buscamos compreender a conceituação de empatia, bem como, a perspectiva da escola inclusiva e sua aparição na legislação brasileira educacional. Também buscamos entender o Desenho Universal e o Desenho Universal para Aprendizagem e mapear como o Desenho Universal para Aprendizagem aparece nas pesquisas brasileiras envolvendo geometria no ensino fundamental II, entre 2018 e 2022. A pesquisa será de abordagem qualitativa, contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, do tipo intervenção pedagógica na disciplina de matemática. O método de análise, organização e reflexão é a modelização. Assim, espera-se com a pesquisa desenvolver conceitos de geometria na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Uma investigação que envolve o planejamento e a implementação de interferências (mudanças, inovações) destinadas a produzir avanços, melhorias, nos processos de aprendizagem dos sujeitos que delas participam contribui na solução de problemas enfrentados diariamente nas salas de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationXIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)-
Título: dc.titleENSINO DE GEOMETRIA NA ABORDAGEM DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.