Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Daniel Heidemann | - |
Autor(es): dc.creator | Leonir Lorenzetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91970 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa de doutorado cujo objetivo principal é investigar de que modo os cursos de licenciatura em Física promovem uma formação que, efetivamente, leve em conta o papel da educação científica no exercício da cidadania. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram selecionados os cursos de licenciatura em Física presenciais ofertados por instituições federais do estado do Paraná (UFPR, UTFPR, IFPR). A investigação se dará em duas etapas principais. Inicialmente serão analisados os projetos político-pedagógicos dos cursos bem como suas ementas e programas de disciplinas, buscando por indicadores que possam caracterizar relações entre uma formação científica básica e o exercício da cidadania. Na sequência, serão enviados questionários e realizadas entrevistas com professores recém-formados por estas instituições, procurando entender de que modo levam em conta essa dimensão formativa em suas práticas e buscando perceber a influência de suas formações iniciais nestas escolhas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
Título: dc.title | RETRATOS DA CIDADANIA: PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: