
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jéssica Mitsuuchi | - |
| Autor(es): dc.creator | Tania Zimer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:37:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:37:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91968 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91968 | - |
| Descrição: dc.description | Esta investigação tem como objetivo analisar e sistematizar os conhecimentos docentes inerentes à Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pilares teóricos que embasam a pesquisa referem-se à aprendizagem da docência e à formação de professores multidisciplinares, aos modelos de conhecimentos docentes, ao ensino de Matemática nos Anos Iniciais e à Resolução de Problemas no ensino de Matemática. Caracterizada como pesquisa qualitativa, o universo a ser investigado são professores multidisciplinares em Formação Inicial, de um Curso de Pedagogia, no decorrer da disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática. Foram definidos como instrumentos de coleta de dados a Representação de Conteúdo (CoRe), questionários de perguntas abertas, atividades reflexivas relacionadas com a Resolução de Problemas e a elaboração de um plano de aula direcionado para os Anos Iniciais. Almeja-se, com a Análise Textual Discursiva, sistematizar e caracterizar os conhecimentos docentes acerca da Resolução de Problemas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) | - |
| Título: dc.title | Conhecimentos docentes sobre Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: