Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Lucélia Justino, 1982 | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Janaína Maria Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:32:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:32:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91965 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91965 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dra. Lucélia Justino Borges | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A diminuição da taxa de natalidade e o aumento na expectativa de vida e, consequentemente, do número de velhos, acaba por problematizar a educação a respeito do envelhecimento. A partir da importância social de educar as crianças e seu olhares para o envelhecer, este estudo tem por objetivo sistematizar as evidências da literatura sobre as percepções das crianças acerca da pessoa idosa, no âmbito básico e formal de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio das bases SciELO, Scopus, Web of Science, Portal de Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e ERIC, com descritores nas línguas portuguesa e inglesa. A busca incluiu estudos publicados entre 2003 e setembro/outubro de 2023. Os dados foram analisados de forma descritiva. Após as leituras e exclusões, quatro estudos foram selecionados, sendo dois artigos originais, um artigo de revisão e uma dissertação. Os resultados apontaram que as crianças possuem estereótipos em relação à velhice e às pessoas idosas, a partir de aspectos biopsicossociais. Por outro lado, também foi possível observar a presença de aspectos positivos. Esta dualidade pode ser respondida pela interferência de contatos pré-estudos, visto que a qualidade e a forma que ocorreram as experiências, considerando o contexto e os indivíduos, podem influenciar nas perspectivas e atitudes frente ao envelhecimento, tanto positiva quanto negativamente. Ainda, propor e desenvolver aulas, programas ou intervenções gerontológicas intergeracionais, são possíveis e relevantes à formação das crianças. Deste modo, conclui-se que iniciativas gerontológicas e intergeracionais são importantes e podem ser incluídas nas escolas de educação básica, priorizando a qualidade e a interdisciplinaridade, a fim de valorizar a pessoa idosa e os conhecimentos específicos de cada área do conhecimento. Como também, permitem o reconhecimento das múltiplas infâncias, partindo da importância de escutar as crianças, respeitando as singularidades desta etapa inicial do desenvolvimento | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Título: dc.title | Percepções de crianças acerca da pessoa idosa : uma revisão sistemática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: