Iniciação esportiva : fatores sobre a permanência e desmotivação de adolescentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Lucélia Justino, 1982-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorIttner, David-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:14:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:14:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91964-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91964-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Lucélia Justino Borges-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo do estudo foi avaliar quais os motivos que contribuem para a permanência e desmotivação de atletas iniciantes da prática do voleibol. A amostra compreendeu 35 atletas de 13 a 18 anos, de ambos os sexos matriculados em um clube de Curitiba, PR. A média de idade dos atletas foi de 14,8 (± 1,61), e a maioria era meninas (n=20). Foi utilizado um questionário com 40 questões fechadas e quatro questões abertas sobre quais os motivos que influenciam na motivação e na desmotivação dos atletas. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva. Os resultados apontam que os principais fatores motivacionais dos atletas são as melhoras de fundamentos do voleibol (31,4%), as amizades (28,4%), os jogos (22,9%) e os treinos (14,3%). Já quanto aos fatores que desmotivam os atletas foi observado que os principais são os erros que cometem durante os jogos e treinos (28,6%), a pressão em volta de colegas e professores durante os jogos e treinos (11,4%), a falta de jogos (8,6%), falta de aproveitamento do tempo (5,7%) e falta de um nivelamento adequado dos atletas de uma mesma turma (5,7%). A partir das informações obtidas, os professores que estão buscando manter a motivação de seus atletas, podem criar estratégias que exaltem os acertos e melhoras técnicas, assim como aumentar os jogos, dividir melhor as turmas afim de oportunizar que todos possam se divertir com o jogo e este seja proveitoso a todos. Ainda, criar estratégias para que os atletas criem novas amizades e diminuam a cobrança entre eles durante os jogos e treinos, e por meio disso, mantê-los em um ambiente agradável para a prática esportiva-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectVoleibol-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Exercicios fisicos-
Palavras-chave: dc.subjectAtletas-
Título: dc.titleIniciação esportiva : fatores sobre a permanência e desmotivação de adolescentes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.