Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Lucélia Justino, 1982 | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Maciel, Paola Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91963 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91963 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Lucélia Justino Borges | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O voleibol passou a ser uma modalidade muito praticada nas décadas de 80 e 90, por conta da geração que conquistou a prata e ouro olímpicos, no naipe masculino. Esta modalidade é prevista pela Base Nacional Comum Curricular, como conteúdo obrigatório para as turmas de 3° a 5° e 8° e 9° anos. O objetivo deste estudo é investigar a produção acadêmica sobre voleibol. Para esta revisão sistemática da literatura, foram incluídos estudos produzidos entre os anos de 2013 a 2023, disponíveis nas bases de dados Redalyc, Scielo, Google acadêmico, Scopus, Minha biblioteca (UFPR), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Biblioteca Virtual da Saúde, além de uma busca manual nas listas de referências dos estudos selecionados. Os descritores utilizados foram: voleibol; educação física escolar; escola; esporte; educação física; instituição acadêmica; ensino primário e secundário; atividade física; prática esportiva utilizando-se os operadores booleanos AND e OR. Os descritores foram pesquisados em português e inglês. Os critérios de inclusão foram: artigos originais e de revisão, teses e dissertações, publicados entre os anos de 2013 a 2023, versão completa disponível em português e inglês. O processo de seleção dos estudos foi realizado em cinco passos: busca nas bases de dados; exclusão de artigos duplicados; leitura de títulos e resumos; leitura completa dos estudos selecionados; leitura das referências dos estudos selecionados. Os dados foram analisados de forma descritiva. Foram identificados 34.141 estudos nas bases de dados, excluindo 7.142 duplicatas e, posteriormente, eliminando 18.129 com base em títulos e resumos. Dos cinco artigos elegíveis, três eram originais e dois eram revisões sistemáticas, distribuídos em subáreas como biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A maioria dos artigos encontrados foram sobre o voleibol como prática extracurricular. Destaca-se a carência de estudos na abordagem pedagógica do ensino do voleibol. Conclui-se que, esta revisão sistemática proporcionou uma visão restrita da produção acadêmica sobre voleibol, revelando áreas de destaque e oportunidades para avanços futuros, especialmente no contexto pedagógico das aulas de Educação FísicaO voleibol passou a ser uma modalidade muito praticada nas décadas de 80 e 90, por conta da geração que conquistou a prata e ouro olímpicos, no naipe masculino. Esta modalidade é prevista pela Base Nacional Comum Curricular, como conteúdo obrigatório para as turmas de 3° a 5° e 8° e 9° anos. O objetivo deste estudo é investigar a produção acadêmica sobre voleibol. Para esta revisão sistemática da literatura, foram incluídos estudos produzidos entre os anos de 2013 a 2023, disponíveis nas bases de dados Redalyc, Scielo, Google acadêmico, Scopus, Minha biblioteca (UFPR), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Biblioteca Virtual da Saúde, além de uma busca manual nas listas de referências dos estudos selecionados. Os descritores utilizados foram: voleibol; educação física escolar; escola; esporte; educação física; instituição acadêmica; ensino primário e secundário; atividade física; prática esportiva utilizando-se os operadores booleanos AND e OR. Os descritores foram pesquisados em português e inglês. Os critérios de inclusão foram: artigos originais e de revisão, teses e dissertações, publicados entre os anos de 2013 a 2023, versão completa disponível em português e inglês. O processo de seleção dos estudos foi realizado em cinco passos: busca nas bases de dados; exclusão de artigos duplicados; leitura de títulos e resumos; leitura completa dos estudos selecionados; leitura das referências dos estudos selecionados. Os dados foram analisados de forma descritiva. Foram identificados 34.141 estudos nas bases de dados, excluindo 7.142 duplicatas e, posteriormente, eliminando 18.129 com base em títulos e resumos. Dos cinco artigos elegíveis, três eram originais e dois eram revisões sistemáticas, distribuídos em subáreas como biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A maioria dos artigos encontrados foram sobre o voleibol como prática extracurricular. Destaca-se a carência de estudos na abordagem pedagógica do ensino do voleibol. Conclui-se que, esta revisão sistemática proporcionou uma visão restrita da produção acadêmica sobre voleibol, revelando áreas de destaque e oportunidades para avanços futuros, especialmente no contexto pedagógico das aulas de Educação Física | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voleibol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação fisica escolar | - |
Título: dc.title | Produção do conhecimento sobre voleibol | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: