
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, José Carlos, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Sobota, Guilherme Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:24:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:24:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91912 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91912 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Jose Carlos Fernandes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta monografia estuda o espaço da crítica literária no jornalismo cultural brasileiro especialmente a partir da dicotomia entre crítica literária feita no jornal, ou de rodapé, e a crítica literária feita na universidade, também chamada de acadêmica ou da cátedra. Essa discussão foi especialmente forte no Brasil entre os anos 1940 e 1980, período em que a universidade se estabeleceu no país, levando para o cenário intelectual mais oportunidades de especialização. Pretende-se trazer essa discussão para os dias atuais ao entrevistar quatro críticos literários envolvidos com a crítica na imprensa tradicional: Alcir Pécora, Claudia Nina, Miguel Sanches Neto e Sérgio Rodrigues. As entrevistas revelam impressões de profissionais ligados tanto ao jornalismo quanto à academia. O primeiro capítulo do trabalho é um breve apanhado histórico e sociológico do jornalismo e da crítica literária no Brasil. Os métodos utilizados por este trabalho são a pesquisa bibliográfica e a entrevista em profundidade | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo educativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critica | - |
| Título: dc.title | Momento crítico : dos rodapés à Academia, o impasse da crítica literária publicada nos jornais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: