A relação entre teoria e prática no ensino de jornalismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMessagi Júnior, Mário, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorSchaffer, Bernardo Davi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91873-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91873-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mário Messagi Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O ensino de jornalismo no Brasil está passando por um momento de atualização a partir das novas diretrizes curriculares de 2009, que aguardam somente a aprovação do Conselho Federal de Educação para entrar em vigor. Nesse contexto cabe refletir a respeito da situação atual dos currículos, em busca de abrir novas perspectivas para o ensino. Este trabalho busca analisar como os currículos de Jornalismo atuais têm lidado com a relação teoriaprática. Para essa discussão, convocamos como fundamento uma teoria inspirada na crítica à ideologia da sociedade contemporânea realizada pela Escola de Frankfurt. O objetivo do trabalho é descobrir como as universidades brasileiras lidam com a dicotomia entre teoria e prática no ensino. Para isso, foram analisados os currículos de dez universidades federais brasileiras. Disso resultou a conclusão de que é necessária uma superação dialética das dicotomias do ensino-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo - Estudo e ensino - Recursos audiovisuais-
Título: dc.titleA relação entre teoria e prática no ensino de jornalismo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.