Educomunicação e o projeto "televisando o futuro" : desafios e possibilidades do professor em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorHorn, Aline Tainá Amaral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:53:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:53:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91857-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo investiga a interface Comunicação e Educação a partir das implicações do projeto Televisando o Futuro nas escolas de Ponta Grossa e Umuarama. Tem como objetivo principal analisar os desafios do educador em sala de aula ao lidar com a televisão, a partir da temática: Educomunicação. A pesquisa justifica-se pela relevância da figura do professor como mediador das novas tecnologias da comunicação no processo de aprendizagem. Para o embasamento teórico deste trabalho destacam-se os seguintes autores: Soares (2011), Belloni (2009), Baccega (2003), Orofino (2005), Férres (2001), Fischer (2001) e Freire (1999). Na pesquisa de campo buscou-se analisar de que forma as reportagens do Televisando o Futuro foram utilizadas pelos professores em sala de aula e identificar as ações propostas pelos educadores no "intercâmbio" comunicação/educação, além de verificar as mudanças provocadas pelo projeto no cotidiano escolar. Os resultados deste estudo foram levantados a partir de entrevistas realizadas com as professoras vencedoras do Prêmio Televisando o Futuro 2011 e, por meio de um questionário aplicado a alunos da Escola Municipal Orival Carneiro, em Ponta Grossa. As informações coletadas foram analisadas tomando como base os principais conceitos de Educomunicação, do autor Ismar de Oliveira Soares. O estudo revela a necessidade de se investir na formação/capacitação de professores no sentido de fazê-los compreender o real significado de ensinar frente às novas tecnologias por meio de um processo de ensino-aprendizagem "dialógico", que possibilite novos significados em sala de aula-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducomunicação-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão - Influência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação audiovisual - Televisão-
Título: dc.titleEducomunicação e o projeto "televisando o futuro" : desafios e possibilidades do professor em sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.