Jornalismo e SEO: das técnicas tradicionais de escrita jornalística à mediação das máquinas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAna Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:28:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:28:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91846-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91846-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo busca analisar a evolução das técnicas de escrita jornalística em razão das necessidades de o conteúdo estar cada vez melhor posicionado em meio ao universo de informações apresentado ao leitor na internet. Para isso, a metodologia prevê revisão bibliográfica de autores que relatam as técnicas convencionais do jornalismo e os que trazem conceitos de webjornalismo, além da análise da convergência do jornalismo e da internet.Entre as hipóteses que sustentam tal observação, destaca-se a nova realidade nas redações jornalísticas, cuja apresentação do conteúdo ao leitor é precedida por uma etapa mediada por máquinas, em especial os sites de busca, através dos quais as pessoas pesquisam temas diversos que são apresentados nos primeiros lugares obedecendo a vários critérios, entre eles as técnicas de webwriting. Palavras-chave e repetições de termos estratégicos fazem parte do cotidiano de escrita dos jornalistas para potencializar o ranqueamento nos buscadores. A análise dessa realidade levou em consideração o portal G1, das Organizações Globo, um dos maiores portais de conteúdo da internet. Durante a semana de 29 de junho a 3 de julho, foi analisada a principal manchete apresentada na parte da manhã do portal, já que o conteúdo é bastante dinâmico. Entre os resultados obtidos, as matérias trazem sempre cruzamento de links para que o leitor permaneça mais tempo na página, além de repetição de termos e palavras-chave, demonstrando ser uma estratégia de negócio que passa a ser incorporada pelo jornalismo brasileiro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Título: dc.titleJornalismo e SEO: das técnicas tradicionais de escrita jornalística à mediação das máquinas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.