
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mauro Lúcio Cazarotti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:26:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:26:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-09-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91808 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91808 | - |
| Descrição: dc.description | Aglobalização adentrou aomundo econômico e na cultura das pessoas noplaneta a partir do final do século XX comuma determinaçãoà qual nenhum governo ousou resistir. Ficar de fora dos mercados mundiais é a decretação de mortepara economias claudicantes de países em desenvolvimento bem como de países desenvolvidos.Junto com as crescentes demandas da competitiva economia capitalista neoliberal e seus ditames, surgiua necessidade da indústria de influenciar a formação educacional, orientando o ensino a qualificar trabalhadores que pudessem ocupar os cargos criados com os avanços da tecnologia. Os cursos tecnológicos passaram a ganhar destaque como solução de formação mais rápida, sendo inclusive alçados no Brasil ao statusde graduação,apostando-se na oferta de vagas do mercado de trabalho com salários e colocações melhores. A partir do fim da década de 1980, o Brasil passou a dar mais atenção a esse curso, até que em 1996 a Leide Diretrizes e Bases da Educação determinou a criação de cursostecnológicos de graduação. Embora tenha muitos pontos a favor, as críticas dizem respeito ao risco de desumanização e da criação de gerações acríticas. Este artigo pretende discutir a influência da globalização, a partir do final do século passado, como propulsora de mudanças no ensino com foco nos cursos tecnológicos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015) | - |
| Título: dc.title | A GLOBALIZAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇAS NA EDUCAÇÃOA PARTIR DO FIM DO SÉCULO XX:CURSOS TECNOLÓGICOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: