
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Giovanna Cravo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-09-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91806 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91806 | - |
| Descrição: dc.description | Na sociedade contemporânea é possível observar as crianças sendo bombardeadas com um número relevante defotografiasdiariamente. Seja na rua, em casa ouaté mesmo em sala de aula. Tendo isto em vista,opresente estudo preocupasse em identificar a importância de se analisar as fotografias de livros didáticos da educação infantil. Com isso,selecionou-seum doslivrosdo Programa Nacional do LivroDidático (PNLD) do Ministério da Educação do Governo Federal(MEC), para que fosse verificado como as fotografias estão sendo utilizadas para a representação do conhecimento didático para o ensino fundamental.Afinal,as imagens são importantes fontes de informação econhecimentona vida das crianças,alémdeser instrumento para desenvolvera educação visualdas mesmas. Têm-se como objetivo para este estudoidentificar,descrever e analisar o contexto de representação dasfotografias presentesno livro didático de historia do Projeto Coopera para o 5º ano do ensino fundamental infantil. Para tanto, utilizou-se a técnicametodológicadepesquisadocumentaldescritiva exploratória,jápara asanálise dasimagens utilizou-se como técnica aanálisesemiótica aplicada, definida por Peirce (2005) e Santaella(2005).Obtém-secomo resultado do estudo uma análise semiótica aplicada àfotografia de Gonçalves onde representa a Passeata dos Cem mil ocorrida no centro do Rio de Janeiro contra a ditadura militar | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015) | - |
| Título: dc.title | A FOTOGRAFIA COMO REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM DA SEMIÓTICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: