A FOTOGRAFIA COMO REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM DA SEMIÓTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGiovanna Cravo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:22:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:22:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91806-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91806-
Descrição: dc.descriptionNa sociedade contemporânea é possível observar as crianças sendo bombardeadas com um número relevante defotografiasdiariamente. Seja na rua, em casa ouaté mesmo em sala de aula. Tendo isto em vista,opresente estudo preocupasse em identificar a importância de se analisar as fotografias de livros didáticos da educação infantil. Com isso,selecionou-seum doslivrosdo Programa Nacional do LivroDidático (PNLD) do Ministério da Educação do Governo Federal(MEC), para que fosse verificado como as fotografias estão sendo utilizadas para a representação do conhecimento didático para o ensino fundamental.Afinal,as imagens são importantes fontes de informação econhecimentona vida das crianças,alémdeser instrumento para desenvolvera educação visualdas mesmas. Têm-se como objetivo para este estudoidentificar,descrever e analisar o contexto de representação dasfotografias presentesno livro didático de historia do Projeto Coopera para o 5º ano do ensino fundamental infantil. Para tanto, utilizou-se a técnicametodológicadepesquisadocumentaldescritiva exploratória,jápara asanálise dasimagens utilizou-se como técnica aanálisesemiótica aplicada, definida por Peirce (2005) e Santaella(2005).Obtém-secomo resultado do estudo uma análise semiótica aplicada àfotografia de Gonçalves onde representa a Passeata dos Cem mil ocorrida no centro do Rio de Janeiro contra a ditadura militar-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)-
Título: dc.titleA FOTOGRAFIA COMO REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM DA SEMIÓTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.