ETNOGRAFIANA PESQUISACOMUNICACIONAL: A APLICAÇÃO DO MÉTODOEM SHOWS DE ROCK

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCaroline Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:41:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:41:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91790-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91790-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta questões relacionadas ao uso do método etnográfico na pesquisa comunicacional. Trabalhamos com um acontecimento específico, que é o show da Cachorro Grande, banda de rock formada em 1999, com a Orquestra de Câmara da ULBRA, formada em 1996, ocorrido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Fazendo uso de várias técnicas –da observação participante à entrevista–, nos apoiamos em autores como François Laplantine, Yves Winkin e Isabel Travancas para discorrer sobre o tema. Primeiramente, nos aproximamos do empírico, refletimos sobre ele, pensamos qual método mostra-se mais eficaz, após isso, tentamos criar a teoria do nosso objeto. Ainda, esclarecemos a pesquisa participante dentro da comunicação e porque optamos por esta metodologia. Em nosso caso, o método se mostra válido para a pesquisa proposta, a qual se desdobra inicialmente em levantamento bibliográfico, estudo detalhado do método, técnicas a serem utilizadas, instrumentos de coleta e finalmente a imersão e descrição do campo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)-
Título: dc.titleETNOGRAFIANA PESQUISACOMUNICACIONAL: A APLICAÇÃO DO MÉTODOEM SHOWS DE ROCK-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.