APROPRIAÇÕES CULTURAIS NO MUNDO GLOBALIZADO: O FLAMENCOINTERCULTURAL

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Autor(es): dc.creatorFernanda Gimenez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:30:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:30:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91787-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91787-
Descrição: dc.descriptionA partir da premissa de que a globalização projeta identidades culturais desterritorializadas einterculturais, este estudo buscou compreender, através de uma metodologia qualitativa comestudantes e professores de flamenco, como este se insere nessa dinâmica. Por meio deentrevistas, estudou-se como os indivíduos se apropriam do flamenco, isto é, como oflamenco se manifesta na definição de suas identidades. Também buscou-se verificar, nestasidentidades, características que fazem do objeto de estudo uma expressão artística e culturalde valor universal. Os resultados sugerem a possibilidade de apropriação desta arte e culturapor pessoas de diferentes partes do mundo, mas também apontam a existência de uma forma“autêntica” dessa manifestação artísitco cultural, associada a modos de vida típicos daAndaluzia. Nesse sentido, o estudo apresenta na prática conceitos como o de glocalização eculturas híbridas, de Robertson e Canclini respectivamente e abre novos questionamentossobre tradições e autenticidade nas manifestações artísticas e culturais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationVII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)-
Título: dc.titleAPROPRIAÇÕES CULTURAIS NO MUNDO GLOBALIZADO: O FLAMENCOINTERCULTURAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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