A MASSIFICAÇÃO DO ESTILO NEW LOOK, DOS ANOS 1950: MUDANÇAS CONTEXTUAIS, ESTÉTICAS E SIMBÓLICAS

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Autor(es): dc.creatorIsaac Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:49:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:49:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91773-
Descrição: dc.descriptionAtravés de uma metodologia semiótica de matriz barthesiana, analisaremos dois filmes com os quais a marca de moda de luxo Dior se associou para construção do figurino das atrizes principais, com o propósito de disseminar a sua estética de moda, conhecida como New Look. Após isso, faremos a análise de duas publicidades televisivas de itens domésticos cujas modelos apresentaram um figurino inspirado nessa estética de moda. Por meio de uma comparação entre os filmes e as publicidades, observamos, aqui, as mudanças estéticas e contextuais sofridas pelo estilo New Look, inicialmente lançado pela Maison Dior, quando ele se massifica até camadas mais baixas no Ocidente, deixando de simbolizar apenas o poder e luxo europeus reiterados pela marca, para ajudar a construir a imagem de uma mãe e dona-de-casa de classe média, esforçada e submissa ao homem. Assim, pretendemos contribuir para uma visão mais ampla da moda dos anos 1950, através de uma abordagem que vai além do “eurocentrismo” e elitismo habituais na história da moda.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)-
Título: dc.titleA MASSIFICAÇÃO DO ESTILO NEW LOOK, DOS ANOS 1950: MUDANÇAS CONTEXTUAIS, ESTÉTICAS E SIMBÓLICAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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