Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | José Guilherme de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:51:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:51:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91767 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91767 | - |
Descrição: dc.description | Vivendo no advento das redes sociais virtuais, percebemos diversos movimentos nas relações entre as pessoas, suas experiências e os meios de comunicação. Dentre esses movimentos, se torna cada vez mais comum a presença das fotografias de alimentos em meio as fotografias pessoais nos perfis dos usuários. Além da produção e consumo de alimentos cada vez mais sofisticados, é realizada uma fotografia performática, onde o indivíduo utiliza de recursos fotográficos e da combinação de um texto e da imagem para expressar uma experiência ou até um estilo de vida que faz parte do seu “eu”, assim como acontece com as “selfies”. O objetivo principal deste trabalho é investigar a relação da gastronomia e a produção e consumo dos alimentos, com a interação, produção e reprodução das imagens que as pessoas realizam. Esta temática apresenta uma grande área a ser explorada, visto que envolve o consumo de imagens nas redes sociais, bem como uma performance que as pessoas produzem de si próprias, combinadas a outra atividade performática, a culinária. Através de pesquisas e observações das fotografias encontradas no instagram — rede social que permite apenas o compartilhamento de fotos e um texto descritivo — uma pesquisa comportamental online, com a finalidade de cercar e entender o perfil destes usuários; e uma revisão bibliográfica, que embasou e permitiu uma reflexão a respeito das relações de consumo, produção e replicação de imagens em alta escala, fica evidente que a iconofagia gastronômica avança a passos largos nas relações e interações da sociedade contemporânea. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) | - |
Título: dc.title | DUPLA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO NA MÍDIA SOCIAL: ICONOFAGIA E GASTRONOMIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: