
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lucas Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Marissa Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:28:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:28:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91757 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91757 | - |
| Descrição: dc.description | A possibilidade de conhecer os caminhos futuros de uma sociedade de consumo é o que motiva estuda-la. Entender os processos do sistema capitalista, o consumo desenfreado, o individualismo exacerbado e o engajamento das marcas em personificar seus produtos, impulsionando ainda mais o consumo, é o foco deste estudo. Por meio de uma metodologia qualitativa, exploratória e bibliográfica obtivemos um direcionamento da discussão sobre a atitude das marcas em humanizar seus discursos para promover ainda mais seus produtos/serviços, aumentando o consumo global e potencializando o individualismo. O consumidor que antes estava mais ligado no convívio social hoje se vê amparado em se relacionar única e exclusivamente com o que lhe adapta melhor, sem qualquer controvérsia ou desconforto. Este artigo propõe navegar pelo capitalismo, tramitando por entre os clientes e seus desejos imediatistas de consumir e a diferenciação em vender por meio do arquétipo. O próprio sistema fomenta este ciclo vicioso, pois quanto mais se consome, mais temos a sensação de pertencimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) | - |
| Título: dc.title | A INFLUÊNCIA DOS ARQUÉTIPOS NA SOCIEDADE DE CONSUMO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: