A INOVAÇÃO E O INSTITUCIONALIZADO NO ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IES PÚBLICAS E IES PRIVADAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAndré dos Santos Filho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:09:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:09:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91750-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91750-
Descrição: dc.descriptionDiscutir o processo de ensino de criação publicitária é necessário para compreender o funcionamento das práticas comunicativas que incidem na formação de estudantes cada vez mais dinâmicos. Assim, voltamos o presente artigo ao sujeito criativo, o professor de criação publicitária e suas estratégias de ensino nas Instituições de Ensino Superior (IES), com objetivo de estabelecer uma análise comparativa das práticas docentes entre IES públicas e privadas. Não procuramos determinar se uma instituição é melhor que a outra, mas sim mapear e diagnosticar as práticas em sala de aula, investigando e dissertando de forma crítico-reflexiva a respeito do ensino criativo na publicidade, por meio de um trabalho de campo. São observadas quatro IES (USP, UFPR, ESPM e UP) e o comportamento docente em relação aos discentes a partir de seu conhecimento cultural, acadêmico e profissional. Como resultado, verificamos a existência de experiências de ensino que podem ser consideradas inovadoras, sobressaindo-se às práticas institucionalizadas, em todas as instituições, mas é possível destacar diferenças quanto ao viés de inovação das IES públicas e privadas. Vemos também diferenças entre os professores, mas estas dizem mais respeito à formação do docente, enquanto profissional do mercado e seu capital cultural/simbólico – este sendo centro da problemática do artigo, o que constitui o habitus do professor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)-
Título: dc.titleA INOVAÇÃO E O INSTITUCIONALIZADO NO ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IES PÚBLICAS E IES PRIVADAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.