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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | André dos Santos Filho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91750 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91750 | - |
| Descrição: dc.description | Discutir o processo de ensino de criação publicitária é necessário para compreender o funcionamento das práticas comunicativas que incidem na formação de estudantes cada vez mais dinâmicos. Assim, voltamos o presente artigo ao sujeito criativo, o professor de criação publicitária e suas estratégias de ensino nas Instituições de Ensino Superior (IES), com objetivo de estabelecer uma análise comparativa das práticas docentes entre IES públicas e privadas. Não procuramos determinar se uma instituição é melhor que a outra, mas sim mapear e diagnosticar as práticas em sala de aula, investigando e dissertando de forma crítico-reflexiva a respeito do ensino criativo na publicidade, por meio de um trabalho de campo. São observadas quatro IES (USP, UFPR, ESPM e UP) e o comportamento docente em relação aos discentes a partir de seu conhecimento cultural, acadêmico e profissional. Como resultado, verificamos a existência de experiências de ensino que podem ser consideradas inovadoras, sobressaindo-se às práticas institucionalizadas, em todas as instituições, mas é possível destacar diferenças quanto ao viés de inovação das IES públicas e privadas. Vemos também diferenças entre os professores, mas estas dizem mais respeito à formação do docente, enquanto profissional do mercado e seu capital cultural/simbólico – este sendo centro da problemática do artigo, o que constitui o habitus do professor. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) | - |
| Título: dc.title | A INOVAÇÃO E O INSTITUCIONALIZADO NO ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IES PÚBLICAS E IES PRIVADAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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