Habitus e institucionalização no ensino de criação publicitária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCamila Bettiol da Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:56:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:56:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91749-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91749-
Descrição: dc.descriptionDiante da necessidade de se diagnosticar como é ensinada a criação publicitária - diante de uma bibliografia previamente existente que traz poucos dados em específico sobre a temática - foi desenvolvida uma investigação que possui o intuito de examinar, junto a oito universidades brasileiras, as estratégias de ensino empregadas em sala de aula nas disciplinas correlatas à criação publicitária. Constatou-se que muitos professores fazem uso de práticas institucionalizadas de ensino e possuem uma carência de inovações em suas aulas. Abordando as noções de campo e de habitus - ambas de Bourdieu -, e de institucionalização e de legitimação, de Berger e Luckmann, pretende-se identificar experiências de ensino que estimulem a criatividade nos estudantes, resultando na formação criativa de profissionais que atuarão no mundo do trabalho publicitário. Por meio de uma abordagem metodológica cartográfica, foi realizada a produção de dados - por meio da gravação de aulas de disciplinas cuja finalidade é o ensino de criação publicitária -, seguida de uma análise do material recolhido, para chegar a proposições de alternativas didáticas visando o aprimoramento do campo educacional de publicidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)-
Título: dc.titleHabitus e institucionalização no ensino de criação publicitária-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.