Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Camila Bettiol da Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:56:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:56:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91749 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91749 | - |
Descrição: dc.description | Diante da necessidade de se diagnosticar como é ensinada a criação publicitária - diante de uma bibliografia previamente existente que traz poucos dados em específico sobre a temática - foi desenvolvida uma investigação que possui o intuito de examinar, junto a oito universidades brasileiras, as estratégias de ensino empregadas em sala de aula nas disciplinas correlatas à criação publicitária. Constatou-se que muitos professores fazem uso de práticas institucionalizadas de ensino e possuem uma carência de inovações em suas aulas. Abordando as noções de campo e de habitus - ambas de Bourdieu -, e de institucionalização e de legitimação, de Berger e Luckmann, pretende-se identificar experiências de ensino que estimulem a criatividade nos estudantes, resultando na formação criativa de profissionais que atuarão no mundo do trabalho publicitário. Por meio de uma abordagem metodológica cartográfica, foi realizada a produção de dados - por meio da gravação de aulas de disciplinas cuja finalidade é o ensino de criação publicitária -, seguida de uma análise do material recolhido, para chegar a proposições de alternativas didáticas visando o aprimoramento do campo educacional de publicidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) | - |
Título: dc.title | Habitus e institucionalização no ensino de criação publicitária | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: