
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bárbara Cerqueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91748 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91748 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo tem por problema central a avaliação quanto à importância para o campo da comunicação das pesquisas sobre o jornalista e suas práticas produtivas. Por objetivo, pretende-se tensionar as propostas teórico-epistemológicas que se propõem a estudar o tema. Assim, o artigo visa trazer as divergências epistemológicas da comunicação, objetivando a compreensão da complexidade da área. São feitas também propostas teóricas que voltam seu foco às mídias e aos profissionais jornalistas, evidenciando assim sua importância para a comunicação. Por fim, aclara-se a problematização do tema quando inserido em um cenário de midiatização e convergência. Utiliza-se, para tal, das pesquisas feitas por Braga (2011), Ferrara (2013), Fausto Neto (2006), Jenkins (2009), Figaro (2008), como principais autores. A pesquisa realizada para a execução do paper será inserida na dissertação realizada pela autora, como justificativa da pertinência do trabalho. Como resultado, concebe-se que o papel de mediador social praticado pelo jornalista e os impactos sociais provocados por suas práticas produtivas evidenciam a importância de tais pesquisas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) | - |
| Título: dc.title | TENSIONAMENTO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICO SOBRE O JORNALISTA E SUAS PRÁTICAS PRODUTIVAS: A PERTINÊNCIA DO TEMA PARA O CAMPO DA COMUNICAÇÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: