
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Patricia Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:29:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:29:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91735 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91735 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta observações de campo referentes à cultura do espaço escolar do Colégio Estadual do Paraná (CEP) tendo como filtro o olhar da Comunicação. O objetivo foi investigar a trama simbólica desta escola com base no fazer cotidiano dos sujeitos, especialmente dos alunos do Ensino Médio, procurando compreender as significações peculiares deste colégio. A análise mostrou que as práticas mais recorrentes observadas neste espaço, representadas por processos comunicativos, têm relação com a memória coletiva, com o engajamento político, com a expressão artística e com a diversidade de gênero – elementos costurados que formam a trama sociocultural do CEP. O estudo, que integra uma das etapas da pesquisa de mestrado em desenvolvimento, utilizou como metodologia a observação participante e como eixo teórico o conceito de cultura da escola (FORQUIN, 1993) e o debate sobre os jovens como sujeitos socioculturais (DAYRELL, 2006). A partir da exploração do campo, novas reflexões foram provocadas. Discutir sobre quem são esses jovens e como eles articulam sua própria cultura – seus modos de ver, de sentir e de aprender – com o espaço escolar, ressignificando suas identidades, é um novo desafio a ser problematizado. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) | - |
| Título: dc.title | A CULTURA DA ESCOLA PELAS LENTES DA COMUNICAÇÃO: uma imersão nas dimensões cotidianas da juventude do Colégio Estadual do Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: