A PRODUÇÃO GRÁFICA DA CAPA DO LIVRO A DEPRESSÃO DE LARS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDenise Witzel-
Autor(es): dc.creatorVitor Teo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:13:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:13:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91732-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91732-
Descrição: dc.descriptionPartindo do princípio de que a produção gráfica da capa de um livro implica o primeiro importante contato entre o leitor-consumidor e a obra a ser consumida, propomo-nos, neste trabalho, explanar essa relação cara ao mercado editorial, tendo em conta os efeitos de sentido da capa do livro A Depressão de Lars - sobre a problema social nos filmes Anticristo, Melancolia e Ninfomaníaca, de Eduardo Yuji Yamamato e Cíntia Moleta, publicado pela Editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (EDUNI). Em tempos de interatividade, o trabalho técnico de uma Editora parece precisar ser pensado para além das informações e dos ingredientes materiais – escolha da tipografia, das cores e das imagens – podendo somar a essa visualidade e à necessária informatividade, ingredientes sensoriais. É nessa linha que a produção gráfica da capa de A Depressão de Lars desestabiliza o tradicional e o previsível, convidando o leitor a participar interativamente com o conteúdo tratado ao longo do livro. Notadamente, ele é incitado a retirar uma fita adesiva, em aberta alusão ao acontecimento de sucedeu o pronunciamento de Lars von Trier, em Cannes, quando disse que simpatizava com Hitler. Após um longo silêncio, o diretor encaminhou, juntamente com o roteiro de Ninfomaníaca, uma foto sua, com uma fita adesiva colada em sua boca, seguida de uma legenda onde se lia: “o filme fala por si”. Na capa da Depressão de Lars, explora-se essa “mesma” fita.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)-
Título: dc.titleA PRODUÇÃO GRÁFICA DA CAPA DO LIVRO A DEPRESSÃO DE LARS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.