PROCESSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CONSUMO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorKérley Winques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:37:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:37:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91722-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91722-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo apresentar o percurso teórico-metodológico utilizado em pesquisa de mestrado que visou identificar o consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z nas multitelas (WINQUES, 2016). De caráter teórico e metodológico, inicialmente são apresentadas as vertentes dos estudos de audiência, com aspectos majoritariamente qualitativos. Num segundo momento o consumo passa a ser discutido, fase em que se assume a perspectiva cultural, midiática e, mais do que isso, qualitativa. Por fim, as conclusões apresentam o percurso metodológico utilizado na pesquisa da autora, organizado em duas etapas: 1) questionário socioeconômico para definição dos usuários participantes dos grupos focais; 2) verificação do consumo qualitativo mediante observação simples e participante dos grupos. No que tange à observação participante, o questionário utilizado é uma adaptação do método de observações denominado Entrevistas Baseadas em Cenários e Tarefas, que é uma variante dos testes de usabilidade. Destaca-se que este artigo é oriundo de uma pesquisa estritamente voltada para o campo do jornalismo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)-
Título: dc.titlePROCESSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CONSUMO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.