CINEMA, IDEOLOGIA E CONSUMO: UMA REFLEXÃO SOBRE O FILME QUE HORAS ELA VOLTA?

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Autor(es): dc.creatorBeatriz Bezerra-
Autor(es): dc.creatorDorama Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:39:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:39:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91696-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91696-
Descrição: dc.descriptionO trabalho tem como objetivo compreender de que forma o cinema pode funcionar como instrumento ideológico sob o ângulo dos Estudos Culturais. Os aportes teóricos utilizados perpassam conceitos de hegemonia e ideologia trabalhados por Ana Carolina Escosteguy (2001) e Stuart Hall (1997); os fundamentos dos estudos culturais por meio de Jesús Martín-Barbero e Germán Rey (2004); o debate sobre a cultura mídia levantado por Douglas Kellner (2001); e as contribuições sobre o processo de identificação no cinema a partir de Béla Baláz (1945) e sobre a diegese fílmica caracterizada por Étienne Souriau (1953). Discutimos ainda, a partir de Néstor García Canclini (2008; 2012), as dinâmicas de comunicação e consumo apresentadas no filme Que horas ela volta? (Anna Muylaert, 2015), buscando evidenciar o papel do cinema frente às lutas ideológicas e um universo de representações sociais oriundas do ato de consumir.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)-
Título: dc.titleCINEMA, IDEOLOGIA E CONSUMO: UMA REFLEXÃO SOBRE O FILME QUE HORAS ELA VOLTA?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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