
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Juliana Hochsprung | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:05:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:05:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91687 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91687 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho explora as interfaces entre o cinema e a educação. O objetivo consiste em analisar os valores educativos de cunho moral presentes na franquia da trilogia clássica de Star Wars, de George Lucas, composta pelos filmes Star Wars IV – Uma Esperança (1977), Star Wars V – O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars VI – O Retorno de Jedi (1983). A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualitativa. Já no que tange ao método de pesquisa, foi utilizado o qualitativo, partindo de um estudo interpretativo das linguagens cinematográficas. Para o estudo foram selecionadas e analisadas nove cenas, três de cada filme para atingir os objetivos do trabalho. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que a trilogia clássica é baseada em atitudes altruístas de praticamente todos os personagens envolvidos nas cenas analisadas. Logo, a partir da interpretação dos dados, é possível que filmes tão aclamados pela audiência, como os de franquia carreguem consigo mensagens pautadas em valores educativos de cunho moral. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) | - |
| Título: dc.title | CINEMA E EDUCAÇÃO NA TRILOGIA CLÁSSICA DOS FILMES STAR WARS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: