CINEMA E EDUCAÇÃO NA TRILOGIA CLÁSSICA DOS FILMES STAR WARS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJuliana Hochsprung-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:05:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:05:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91687-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91687-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho explora as interfaces entre o cinema e a educação. O objetivo consiste em analisar os valores educativos de cunho moral presentes na franquia da trilogia clássica de Star Wars, de George Lucas, composta pelos filmes Star Wars IV – Uma Esperança (1977), Star Wars V – O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars VI – O Retorno de Jedi (1983). A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualitativa. Já no que tange ao método de pesquisa, foi utilizado o qualitativo, partindo de um estudo interpretativo das linguagens cinematográficas. Para o estudo foram selecionadas e analisadas nove cenas, três de cada filme para atingir os objetivos do trabalho. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que a trilogia clássica é baseada em atitudes altruístas de praticamente todos os personagens envolvidos nas cenas analisadas. Logo, a partir da interpretação dos dados, é possível que filmes tão aclamados pela audiência, como os de franquia carreguem consigo mensagens pautadas em valores educativos de cunho moral.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)-
Título: dc.titleCINEMA E EDUCAÇÃO NA TRILOGIA CLÁSSICA DOS FILMES STAR WARS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.