
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Márcia Figueiredo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Baptistone | - |
| Autor(es): dc.creator | Karla Toyama | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Villarda | - |
| Autor(es): dc.creator | Celita Poli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91677 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91677 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho teve como objetivo apresentar experiências de integrantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) quanto a inserção de recursos digitais diponíveis pelas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC a fim de evidenciar contribuições que possam ser dialogadas na formação docente. Nas pesquisa qualitativa participaram integrantes do PRP, sendo três licenciandos em Química, uma preceptora e uma orientadora. Para a coleta de dados foram utilizados entrevista semiestruturada e questionário. Concluí-se que, apesar dos residentes terem tido formação teórico metodológica na universidade com a orientadora do como inserir TIC na prática pedagógica, o mesmo não foi possível em um dos colégios integrantes da RP, pois além do espaço físico estar em reformas, o mesmo não dispunha de recursos digitais (computadores, internet) para utilizar nas regências. Depreende-se que, a proposta despertou na preceptora interesses em continuar a utilização de TIC em suas aulas, e em trazer mais recursos tecnológicos para a sua prática pedagógica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química. | - |
| Título: dc.title | EXPERIÊNCIAS DE INTEGRANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: QUAIS AS DIFICULDADES EM INSERIR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM REGÊNCIAS? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: