EXPERIÊNCIAS DE INTEGRANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: QUAIS AS DIFICULDADES EM INSERIR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM REGÊNCIAS?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMárcia Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorGabriel Baptistone-
Autor(es): dc.creatorKarla Toyama-
Autor(es): dc.creatorGabriel Villarda-
Autor(es): dc.creatorCelita Poli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:35:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:35:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91677-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91677-
Descrição: dc.descriptionO trabalho teve como objetivo apresentar experiências de integrantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) quanto a inserção de recursos digitais diponíveis pelas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC a fim de evidenciar contribuições que possam ser dialogadas na formação docente. Nas pesquisa qualitativa participaram integrantes do PRP, sendo três licenciandos em Química, uma preceptora e uma orientadora. Para a coleta de dados foram utilizados entrevista semiestruturada e questionário. Concluí-se que, apesar dos residentes terem tido formação teórico metodológica na universidade com a orientadora do como inserir TIC na prática pedagógica, o mesmo não foi possível em um dos colégios integrantes da RP, pois além do espaço físico estar em reformas, o mesmo não dispunha de recursos digitais (computadores, internet) para utilizar nas regências. Depreende-se que, a proposta despertou na preceptora interesses em continuar a utilização de TIC em suas aulas, e em trazer mais recursos tecnológicos para a sua prática pedagógica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Inicial-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química.-
Título: dc.titleEXPERIÊNCIAS DE INTEGRANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: QUAIS AS DIFICULDADES EM INSERIR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM REGÊNCIAS?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.