
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vinicius Franco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91670 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91670 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo tem a intenção de relatar as experiências da pratica docente, dos respectivos autores que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História. O objetivo geral do PIBID UNIPAMPA é promover a formação inicial, reflexiva, investigativa, e qualificada de professores. Já o sub-projeto preocupa-se também em contribuir com a história do bairro onde a escola está inserida, bem como a valorização do sentimento de pertencimento dos alunos. Dentro disso, os objetivos específicos do subprojeto destacam a necessidade de superar problemas históricos e sociais da cidade de Jaguarão, como o racismo, o ódio de classe, pertencimento, entre outros. Com isso, ao iniciarmos nosso trabalho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Fernando Ribas, que está situada na Vila Vencato, bairro periférico de Jaguarão/RS, percebemos logo essas questões intrínsecas que fazem parte do cotidiano do bairro, que tem sua base de moradores das camadas populares da cidade, muitas descendentes de escravizados, e que a cultura negra ainda é muito viva na região, porém pouco notada (silenciadas) pelos moradores locais principalmente pelo cenário turístico que se criou na cidade, o turismo histórico, muito situado no centro e onde circulavam, e circulam a elite local, que consequentemente os alunos da escola trabalhada, sentem poucos representados. Com isso, ao pegar uma turma de 7 ano, no segundo bimestre, onde se propõe compreender e identificar as condições do comércio de escravos na África e o desenvolvimento do tráfico transatlântico, e as lutas e resistências desse povo frente a repressão, buscamos nas nossas intervenções em sala de aula, elementos que fizesse o indivíduo (aluno) perceber no seu cotidiano as marcas desse passado, tanto a influência da diáspora africana na construção de uma cultura brasileira, e também a cultura do racismo. Nosso fundamento se parte da Lei 10.639/2003, e principalmente para valoriza-la e pensa-la em como garantir que essa lei se cumpra em nossas aulas, pensando métodos e formas de abordagem da cultura negra, e de um continente africano heterogêneo, desvinculada do eurocentrismo que ainda e presente na cultura e no conhecimento escolar e acadêmico. Com isso, apresentaremos nesse artigo, nossos métodos de aproximação e observação desse cotidiano escolar, principalmente criando uma relação de outras formas de aprendizagem, fora do ambiente escolar, com os alunos, e a coleta de dados, sobre a situação histórica da cidade e do bairro Vencato, onde a escola se insere, que fundamentou e auxiliou a nossa abordagem e a didática para pensar o período, centrando no conceito principal de diáspora africana. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | cotidiano escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | história da África | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação docente. | - |
| Título: dc.title | Experiencia de iniciação à docência: ensino de História Afro-Brasileira | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: