
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ariane Baldassin | - |
| Autor(es): dc.creator | Dayane Hoeller | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:28:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:28:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91665 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91665 | - |
| Descrição: dc.description | O ensino de História que compreende o estudante como sujeito histórico e explicita o caminho teórico para a construção desse conhecimento, pode ser uma alternativa para tornar a disciplina atrativa e interessante aos estudantes. Considerando isto, propôs-se um projeto para o Programa de Bolsas para Iniciação à Docência no Colégio Emílio de Menezes que se realizasse com a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A proposta de projeto deveria contemplar a interdisciplinaridade entre a História e as Ciências Sociais no trabalho da temática do Meio Ambiente. A partir disso, buscou-se atrelar História, memória e transformações urbanas. Com isso, objetivou-se construir uma narrativa sobre a história do bairro (Capão Raso), por meio de relatos de moradores; a fim de considerar as diretrizes de trabalho, bem como os fatores contribuem para cativar a atenção do estudante. Assim, atrelamos os métodos de trabalho sistematizados pela história oral, geografia e a antropologia, para identificar os principais processos de estruturação de uma entrevista. Além disso, desenvolvemos uma metodologia de ensino-aprendizagem própria para realização do projeto, a qual pode abarcar os componentes principais do projeto. Dessa maneira, construiu-se uma proposta de confecção de um jornal com os estudantes em que seriam feitas entrevistas com personalidades do bairro com o intuito de transformar esse levantamento de dados em uma narrativa sobre o processo de urbanização da região. Sendo que essas oficinas se guiam também pela aprendizagem por problemas, elaborada pela perspectiva de metodologias ativas. Portanto, buscamos fazer com que os estudantes compreendessem aspectos do fazer histórico e de sua posição como agentes históricos. Com isso, buscamos suscitar reflexões acerca do ensino de História e destacar a relevância de metodologias que fujam do tradicional para o processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, reiteramos a necessidade do trabalho com fontes históricas, para oportunizar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades de análise e reflexão sobre o objeto de estudo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sujeitos históricos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | história do bairro e suas transformações urbanas. | - |
| Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO BAIRRO COM ESTUDANTES: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: