
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Giovana Eckert | - |
| Autor(es): dc.creator | Janderson Marx | - |
| Autor(es): dc.creator | Ruben Boelter | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:08:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:08:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91660 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91660 | - |
| Descrição: dc.description | A destruição de habitats ocasionada pela exploração, desmatamento, e crescimento demográfico faz com que muitos animais, dentre eles, peçonhentos, migrem para os centros urbanos, gerando acidentes que colocam em risco tanto as populações humanas quanto a sobrevivência das próprias espécies, as quais são culturalmente acometidas por preconceitos e desinformações. A partir dessa problemática e da demanda da escola de atuação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo - RS, elaborou-se uma oficina para oitenta e um alunos das turmas de quarto e quinto ano do ensino fundamental no turno da tarde. A atividade voltou-se a prevenção de acidentes, comportamento e morfologia dos animais peçonhentos, enfatizando principalmente as questões relacionadas a educação ambiental, preservação de habitats e importância biológica dessas espécies, a fim de desmistificar tabus presentes nas concepções dos alunos, oriundos de histórias, filmes e saberes populares. O planejamento iniciou-se com a coleta de dúvidas dos alunos, as quais foram classificadas e respondidas ao longo da oficina. Estas dúvidas, se resumiram principalmente em curiosidades morfológicas e sobre a peçonha, como, por exemplo, “a espécie mais peçonhenta do mundo”. Como parte da prática, foram utilizados exemplares da coleção didática da Universidade (serpentes, aranhas e escorpiões mais comuns regionalmente), além de informações complementares, como medidas preventivas de controle e prevenção de acidentes. Partindo do pressuposto que o tema animais peçonhentos é muito amplo, as perguntas dos alunos foram extremamente importantes para direcionar a oficina e torná-la, além de informativa e sensibilizadora, atrativa para os alunos. Com a oficina, tornou-se perceptível a falta de conhecimento dos alunos sobre o tema, além da curiosidade e o medo que os mesmos possuíam, demonstrando a carência das abordagens desse tema nas escolas. Enfatiza-se, ainda, o papel da Educação Ambiental na ressignificação dos conceitos que os alunos trazem, promovendo, através da conscientização e sensibilização, a um convívio cada vez mais harmônico com essas espécies, como consequência, sua preservação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | animais peçonhentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | preservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educação ambiental. | - |
| Título: dc.title | ANIMAIS PEÇONHENTOS: DESMISTIFICANDO-OS ATRAVÉS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: