ANIMAIS PEÇONHENTOS: DESMISTIFICANDO-OS ATRAVÉS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGiovana Eckert-
Autor(es): dc.creatorJanderson Marx-
Autor(es): dc.creatorRuben Boelter-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:08:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:08:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91660-
Descrição: dc.descriptionA destruição de habitats ocasionada pela exploração, desmatamento, e crescimento demográfico faz com que muitos animais, dentre eles, peçonhentos, migrem para os centros urbanos, gerando acidentes que colocam em risco tanto as populações humanas quanto a sobrevivência das próprias espécies, as quais são culturalmente acometidas por preconceitos e desinformações. A partir dessa problemática e da demanda da escola de atuação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo - RS, elaborou-se uma oficina para oitenta e um alunos das turmas de quarto e quinto ano do ensino fundamental no turno da tarde. A atividade voltou-se a prevenção de acidentes, comportamento e morfologia dos animais peçonhentos, enfatizando principalmente as questões relacionadas a educação ambiental, preservação de habitats e importância biológica dessas espécies, a fim de desmistificar tabus presentes nas concepções dos alunos, oriundos de histórias, filmes e saberes populares. O planejamento iniciou-se com a coleta de dúvidas dos alunos, as quais foram classificadas e respondidas ao longo da oficina. Estas dúvidas, se resumiram principalmente em curiosidades morfológicas e sobre a peçonha, como, por exemplo, “a espécie mais peçonhenta do mundo”. Como parte da prática, foram utilizados exemplares da coleção didática da Universidade (serpentes, aranhas e escorpiões mais comuns regionalmente), além de informações complementares, como medidas preventivas de controle e prevenção de acidentes. Partindo do pressuposto que o tema animais peçonhentos é muito amplo, as perguntas dos alunos foram extremamente importantes para direcionar a oficina e torná-la, além de informativa e sensibilizadora, atrativa para os alunos. Com a oficina, tornou-se perceptível a falta de conhecimento dos alunos sobre o tema, além da curiosidade e o medo que os mesmos possuíam, demonstrando a carência das abordagens desse tema nas escolas. Enfatiza-se, ainda, o papel da Educação Ambiental na ressignificação dos conceitos que os alunos trazem, promovendo, através da conscientização e sensibilização, a um convívio cada vez mais harmônico com essas espécies, como consequência, sua preservação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectanimais peçonhentos-
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectpreservação-
Palavras-chave: dc.subjecteducação ambiental.-
Título: dc.titleANIMAIS PEÇONHENTOS: DESMISTIFICANDO-OS ATRAVÉS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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