Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Pelotas (UFPel) | - |
Autor(es): dc.creator | Nathalia Vitória Reinehr | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriel Dias Morales | - |
Autor(es): dc.creator | Eduardo Marks de Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91658 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91658 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca descrever o processo de elaboração de uma oficina disciplinar promovida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, subprojeto Língua Inglesa), desenvolvida por alunos de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) juntamente com o coordenador do PIBID UFPel (subprojeto de Língua Inglesa) e prevista para ser aplicada para os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, do munícipio de Pelotas/RS. A extensa análise das diretrizes da BNCC, prescritas para o ensino fundamental e ensino médio, fundamentaram a escolha de “análise e compreensão textual após uma revisão gramatical da língua inglesa” como temática da oficina. Ainda que a interpretação de texto tenha sido bastante destacada nas diretrizes previstas para o Ensino Médio, explicitada na competência específica n°1 do eixo de “Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio”, na qual prescreve que o aluno deve “analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais)”, para possibilitar a interpretação de texto seria necessária a elaboração de uma aula inicial destinada apenas à revisão de conteúdos previamente estudados durante o Ensino Fundamental, de modo a atuar como um reforço linguístico aos alunos. Assim, direcionamos a oficina para uma abordagem capaz de fortalecer, no Ensino Médio, essa compreensão e a análise textual prevista através de uma revisão gramatical que asseguraria a base linguística necessária às atividades previstas durante a oficina de trabalho com o texto proposto. Busca-se ao longo do projeto, então, aperfeiçoar a habilidade do aluno de fazer uso do inglês para inferir informações e relacionar partes do texto para construção de um sentido completo, apresentando-o às ferramentas para torná-lo apto a localizar no texto o que é necessário para determinada atividade e ainda utilizar esse dado para responder uma pergunta ou expor ideias sobre o texto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Título: dc.title | A ANÁLISE E COMPREENSÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DA REVISÃO GRAMATICAL EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: