
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mahara Soares Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Eduarda Costa Simões | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91655 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91655 | - |
| Descrição: dc.description | Demonstraremos a percepção docente por duas discentes que não haviam entrado em uma sala de aula, este ingresso em sala de aula foi possível através do PIBID. Começamos nossa iniciação a docência na escola Dr Fernando Correa Ribas. Iniciamos em uma turma de sétimo ano com 11 alunos matriculados e 6 que frequentam a aula. A escola possui uma infraestrutura pequena e em uma comunidade carente, estes fatores os tornam uma comunidade unida e que auxilia extraclasse. A falta de experiência, e mesmo com o auxílio dos professores que participam do PIBID e com nossa professora supervisora da escola, Maura Liliana Vieira Jorge, que sempre nos fez participativos. Desenvolvemos aulas de língua materna podendo escolher o conteúdo através de gêneros (Português/ Literatura) visando desenvolver uma atividade de cunho social ao final. Escolhemos então trabalhar com o gênero Carta, foi escolhido um gênero totalmente reverso aos dias atuais de pura tecnologia com visão de desafio, propondo ao final a produção de uma capsula do tempo com as cartas escritas pelos alunos. Não era exigência, porém optamos por seguir o curso do material que já estava sendo trabalhado por eles, sendo esse a linguagem formal e informal da língua. Assim realizamos o trabalho de ensinar sobre o gênero carta, propor a escrita de uma carta formal (direção da escola) e uma informal destinada a eles mesmos no futuro, e por fim a montagem de uma cápsula do tempo com as cartas informais para eles abrirem no ano de 2021 quando deverão estar no nono ano. O objetivo é apresentar as atividades que desenvolvemos com os alunos,e como eles estão tornando- se uma turma e como esses seis alunos tornaram-se uma turma. Os resultados mesmo com a falta de experiência tornaram-se excelentes tanto para as discentes quanto para a escola onde foram inseridas, podendo concluir-se que o projeto proporcionou uma experiencia extremamente significativa para estudantes de uma licenciatura. Palavras chave: docência, PIBID, percepção, experiência, desenvolvimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | docência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | percepção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | experiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | desenvolvimento | - |
| Título: dc.title | Percepção inicial da docência. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: