A IMPORT NCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVander Poersch Kerkhoff-
Autor(es): dc.creatorAna Schreder-
Autor(es): dc.creatorTalya Ledesma Henzel-
Autor(es): dc.creatorRosângela Matos Uhmann-
Autor(es): dc.creatorTiago Silveira Ferrera-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:11:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:11:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91654-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91654-
Descrição: dc.descriptionResumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante Programa de aporte e incentivo à prática da docência desde o início da licenciatura, perpassando espaço e tempo formativo. Formar professores é uma tarefa intrinsecamente complexa, pois precisa relacionar teoria e prática escolar. Este trabalho tem por objetivo trazer a vivência ocorrida devido inserção no PIBID Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As ações vão desde o planejamento, observação e inserção nas aulas em contexto escolar, passando pela avaliação quanto à execução das práticas pedagógicas, fundamentação teórica, palestras, oficinas dentre outras. Neste sentido, uma das práticas pedagógicas deste trabalho diz respeito à separação de misturas e outra sobre as plantas avasculares (Briófitas) desenvolvidas em escola pública da Educação Básica pelos pibidianos/licenciandos. O que requer entender que as formas de trabalho por serem múltiplas no Programa, abraçam as escolas (de Ensino Fundamental e Médio) e vice-versa no empenho formativo dos licenciandos em formação do Curso de Ciências Biológicas. Portanto, as ações do PIBID têm priorizado reflexões coletivas em torno de temáticas pedagógicas de atualização e de enfrentamento à educação tradicional, produção de relato de práticas e uso do Diário de Bordo (DB). Um processo de reflexão e de discussão crítica repercutindo nas atividades de ensino e no diálogo com os professores das escolas melhorando a prática docente. São atividades que contribuem com a práxis da docência, visto o envolvimento na escrita de relatos, bem como no estudo dirigido sobre as perspectivas teóricas, auxiliando e dinamizando as práticas pedagógicas em sala de aula, o que ajuda a melhorar a formação dos licenciandos.Palavras-chave: Práticas Pedagógicas,PIBID, Contexto Escolar,Formação Docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicas;PIBID-
Palavras-chave: dc.subjectContexto Escolar;Formação Docente;-
Título: dc.titleA IMPORT NCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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