Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vander Poersch Kerkhoff | - |
Autor(es): dc.creator | Ana Schreder | - |
Autor(es): dc.creator | Talya Ledesma Henzel | - |
Autor(es): dc.creator | Rosângela Matos Uhmann | - |
Autor(es): dc.creator | Tiago Silveira Ferrera | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91654 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91654 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um importante Programa de aporte e incentivo à prática da docência desde o início da licenciatura, perpassando espaço e tempo formativo. Formar professores é uma tarefa intrinsecamente complexa, pois precisa relacionar teoria e prática escolar. Este trabalho tem por objetivo trazer a vivência ocorrida devido inserção no PIBID Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As ações vão desde o planejamento, observação e inserção nas aulas em contexto escolar, passando pela avaliação quanto à execução das práticas pedagógicas, fundamentação teórica, palestras, oficinas dentre outras. Neste sentido, uma das práticas pedagógicas deste trabalho diz respeito à separação de misturas e outra sobre as plantas avasculares (Briófitas) desenvolvidas em escola pública da Educação Básica pelos pibidianos/licenciandos. O que requer entender que as formas de trabalho por serem múltiplas no Programa, abraçam as escolas (de Ensino Fundamental e Médio) e vice-versa no empenho formativo dos licenciandos em formação do Curso de Ciências Biológicas. Portanto, as ações do PIBID têm priorizado reflexões coletivas em torno de temáticas pedagógicas de atualização e de enfrentamento à educação tradicional, produção de relato de práticas e uso do Diário de Bordo (DB). Um processo de reflexão e de discussão crítica repercutindo nas atividades de ensino e no diálogo com os professores das escolas melhorando a prática docente. São atividades que contribuem com a práxis da docência, visto o envolvimento na escrita de relatos, bem como no estudo dirigido sobre as perspectivas teóricas, auxiliando e dinamizando as práticas pedagógicas em sala de aula, o que ajuda a melhorar a formação dos licenciandos.Palavras-chave: Práticas Pedagógicas,PIBID, Contexto Escolar,Formação Docente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas;PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contexto Escolar;Formação Docente; | - |
Título: dc.title | A IMPORT NCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: