
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Adrieli Fusão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91650 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91650 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho relata a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Regional de Blumenau - PIBID/FURB, em duas turmas do ensino fundamental de uma escola municipal de Blumenau sobre o ensino do Flag Football nas aulas de Educação Física, totalizando até o momento 8 aulas, e que terá continuidade ao decorrer do bimestre. Apresentamos aos alunos as propostas que a da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dispõem para ser estudada na faixa etária deles e de forma democrática escolheram a unidade temática esportes e objeto de conhecimento esportes de invasão. Iniciamos apresentando algumas modalidades dos esportes de invasão e os alunos optaram pela prática do Flag Football pela curiosidade pelo jogo. A partir de uma conversa inicial com os alunos percebemos que muitos não sabiam da existência desta modalidade e que nenhum aluno conhecia alguém que praticava esse esporte tão diferente, assim teríamos que buscar juntamente com eles as informações mais básicas sobre o esporte. Iniciamos as aulas apresentando um vídeo de um jogo de Flag Football e em seguida separamos os alunos em grupos e pedimos para que pesquisassem, na sala de informática, um pouco sobre a história do jogo, curiosidades e mais vídeos. Após a conclusão da pesquisa, os alunos compartilharam entre si o que pesquisaram, para todos entenderem melhor como funciona o jogo. Propusemos às duas turmas que criassem um painel com as informações obtidas. Ao final da busca pelo conhecimento conceitual, iniciamos as práticas adaptadas para a escola de forma lúdica, onde identificamos que o elemento básico para entendimento do jogo é a Flag. Utilizamos panos de TNT contidos na escola para representar as Flags nas atividades que foram presos no elástico da calça dos alunos, assim pudemos adaptar algumas brincadeiras como: pega-rabo, pique-bandeira, mãe de rua, ovo choco, entre outras, que incluíam elementos do esporte, incentivando o passe da bola, o trabalho em equipe e o entendimento que para parar a jogada é necessário capturar a Flag. Ao final da prática, pretendemos realizar uma avaliação, que será feita através de um jogo de tabuleiro sobre o Flag, que estamos construindo em um projeto feito pelo PIBIB e o Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (EFEX) ambos da FURB. Nosso objetivo é identificar se os alunos conseguiram compreender a temática, com uma avaliação mais lúdica, assim como as aulas desenvolvidas. A prática do Flag Football está possibilitando a nós bolsistas e aos alunos uma gama de conhecimentos práticos e conceituais, além de que está nos permitindo aprender mais sobre um esporte desconhecido por muitos. Além de fundamentação teórica para nossa didática, foram necessárias diversas pesquisas para sistematização das aulas, o que nos instigou a aperfeiçoarmos cada vez mais nossa formação acadêmica e o processo de ensino-aprendizagem que somente a prática proporciona. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Flag Football | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Física. | - |
| Título: dc.title | O ENSINO DO FLAG FOOTBALL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PIBID/FURB | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: