
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Laura Preto | - |
| Autor(es): dc.creator | Marisol Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:38:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:38:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91648 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91648 | - |
| Descrição: dc.description | Este relato de experiência tem por objetivo descrever a linguagem matemática em sala de aula e a sua influência, afetando diretamente nas compreensões dos conceitos e definições estudados em sala de aula. Como consequência essas novas linguagens, como o matematiquês, que surgem no meio educacional podem tornar a aprendizagem matemática mais confusa na visão do professor que ministra a aula, pois a partir do momento que o professor utiliza-se de um “matematiquês” o aluno não se apropriada linguagem matemática mais adequada. A motivação por esse tema se deu durante o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Matemática no período associado ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), em regência de turmas do Ensino Fundamental II, no primeiro semestre letivo de 2019. Para compreender essas dificuldades encontradas em sala de aula com relação à linguagem matemática, este trabalho baseou-se em Lorensatti (2009) que aborda as diversas relações entre a linguagem matemática e a língua portuguesa; Azerêdo e Rêgo (2016) que realizam uma pesquisa sobre a linguagem matemática e Abreu (2003) que realiza uma reflexão sobre a importância do conhecimento do significado das palavras e da mudança que tal faz na aprendizagem em sala de aula. Além dessas autoras também utilizou-se documentos curriculares que norteiam a educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros. Este relato descreve duas situações vivenciadas durante as atividades realizadas em sala de aula no período de regência, as quais envolviam questões com propriedades das operações e de representações geométricas, juntamente com a temática de radiciação. Na sequência são relatadas as atividades que se tornaram foco desse relato, destacando os fatores que mais foram perceptíveis durante o período de regência com a turma, destinando-se a um olhar crítico e analítico sobre a importância da análise das aulas, dos erros e em consequência dá má interpretação dos conceitos matemáticos, para que desse modo seja possível uma construção do conhecimento matemático duradouro. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem Matemática. Interpretação. Matemática. | - |
| Título: dc.title | LINGUAGEM MATEMÁTICA E O MATEMATIQUÊS: Influências na aprendizagem da matemática em sala de aula | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: