
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gilmara Castro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91646 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91646 | - |
| Descrição: dc.description | Processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino fundamental e Educação Infantil RESUMO Um dos processos ensino aprendizagem , de suma importância é a ludicidade, isto é, jogos e brincadeiras. Entendendo que tais recursos devem ser usados como facilitadores da aprendizagem. Essas estratégias envolvendo a ludicidade é fundamental para o professor da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os jogos e brincadeiras na prática do professor, favorecem aprendizagem dos alunos ,pois fazem parte da sua natureza. O professor ao usar esses recursos, ao fazer essa abordagem, irá compreender de maneira mais prazerosa e será aceito com mais facilidade e consequentemente ficarão motivados e interessado nos conteúdos apresentados. O objetivo deste trabalho é salientar a importância da ludicidade nos estratégias do professor, para que o ensino aprendizagem seja conquistada e ampliada. Deve-se aprofundar-se sobre o papel dos jogos e brincadeiras , seguindo seus avanços e não podem dissociar da infância ,pois os jogos e brincadeiras parte da formação da criança ,onde se insere no contexto social e da construção da própria aprendizagem. Outro fator importante é o ambiente escolar, onde se desenvolve a aprendizagem, porém deveria ser, mas pra que e isso aconteça algumas estratégias devem ser implantadas. Torna-se necessário desenvolveu um trabalho pedagógico que contribua e auxilie a participação do educando de forma construtiva. Cabe ao professor usar a imaginação, admirar-se e ousar. Pensar na atividade lúdica enquanto um meio educacional significa pensar menos no jogo pelo jogo, mas no jogo como instrumento de trabalho ,como meio de atingir objetivos preestabelecidos .O jogo oferece importante contribuição para o desenvolvimento cognitivo ,dando acesso a mais informação e tornando mais rico o conteúdo de pensamento infantil. Paralelamente , o jogo e brincadeira consolida habilidades já denominadas pela criança e a prática das mesmas em novas situações. Está posto no dito popular : “ Que hora de trabalho não é hora de brincar “,porém segundo Pinto e Lima ( 1970),criança quando brinca, trabalha.” Para manter o seu equilíbrio com o seu mundo , a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar” .Ao contrário do desenvolver o conteúdo mediante a proposição de atividades lúdicas, o educador está trabalhando com o processo de construção do conhecimento, respeitando o estágio do desenvolvimento no qual a criança se encontra e de uma forma agradável e significativa para o educador . A criança que brinca sempre com determinação auto - ativa , perseverando esquecendo sua fadiga física , pode certamente torna-se um homem determinado, capaz de auto – sacrifício para promoção de seu bem dos outros... O “ brincar em qualquer tempo não é trivial , é altamente sério e de profunda significação .” ( Frobel ,1999). Palavras chaves: Aprendizagem . jogos . brincadeiras. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Palavras chaves: Aprendizagem ;jogos ;brincadeiras. | - |
| Título: dc.title | Processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino fundamental e Educação Infantil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: