
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabriela Lehnhart | - |
| Autor(es): dc.creator | Thais Oliveira da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Cláucia Honnef | - |
| Autor(es): dc.creator | SABRINA FERNANDES DE CASTRO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:09:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:09:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91642 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91642 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo relata as ações realizadas no ano 2017 no projeto de extensão “O ensino colaborativo e à docência articulada como práticas na iniciação à docência em educação especial”, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foram desenvolvidas as propostas de ensino colaborativo e o trabalho articulado com Atendimento Educacional Especializado (AEE), para alunos com Deficiência Intelectual (DI) em uma escola da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Buscando parcerias entre professores do ensino regular e acadêmicos do Curso de Educação Especial. No projeto contou com a participação da direção da escola, a educadora especial, e os professores dos anos finais do ensino fundamental. As acadêmicas colaboradoras iniciaram suas atividades na escola, no segundo semestre de 2016, durante as reuniões de exposição da proposta do projeto aos professores e equipe diretiva da escola, afim de proporcionar um melhor entendimento aos professores sobre os conceitos básicos do ensino colaborativo, do AEE e consequentemente, sobre trabalho docente articulado. No texto serão descritas as ações que foram desenvolvidas durante a trajetória das bolsistas na escola, assim como, as atividades propostas e percepções dos professores sobre a abordagem do projeto de extensão. Desse modo, entende-se que o desenvolvimento do projeto na escola, estimulou os professores a observar os alunos de formas diferentes, destacando que planejamento de aula não é pensado individualmente para cada aluno, mas podendo ser trabalhando de forma participativa com todos, olhando também para as singularidades dos alunos. Assim, proporcionando formas mais independentes e atividades concretas para o desenvolvimento do aluno com deficiência e os demais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial, Trabalho Docente Articulado, Ensino Colaborativo e Ações de Extensão. | - |
| Título: dc.title | O ENSINO COLABORATIVO COMO PRÁTICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: